sábado, 27 de junho de 2020

Alma

Tradução mais antiga de um texto bíblico:
Deus disse a Noé: Não comereis a carne com sua ALMA, isto é, com o seu sangue.

Tradução atual:
Deus disse a Noé: não comereis a carne com sua VIDA, isto é, com o seu sangue.

Me pergunto se o sentido inicial da palavra alma se referia a sangue. Pesquisando no Google, encontro uma informação de que alma tem origem no grego anemos, que significa Ar", "sopro". A palavra latina significa também "vida, "espírito", "sede do conhecimento".    No hebraico, tem a ver também com o que anima, sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna. Tem a ver com o ser que respira.

Também pesquisei sobre a origem da palavra "ESPÍRITO, que tem a ver com "respiração", "sopro", também tem a ver com "coragem". 

Nos dias atuais, muitos consideram  espírito como algo que faz parte de nós, mas que não vemos, e que continua vivo após a morte, se separando de um corpo humano. 

Não me lembro de ler menção de que podemos ter vida eterna no Velho Testamento. Me parece que eles se preocupavam mais com a vida terrena, tanto que no Velho Testamento, Deus costumava intervir nos grandes acontecimentos em locais próximos aos hebreus.Com o Novo Testamento, através de Jesus, é que se nota grande destaque para a vida eterna a ser vivida no céu. 


Sites pesquisados:



Knoow-enciclopédia temática

Wikipedia



CURIOSIDADES:


2 comentários:

Magui disse...

Obrigada pela visita. Sempre bom rever velhos amigos.E feliz porque você também não fechou seu blog. Quanto ao seu texto, como tenho formação católica, vejo o Velho Testamento como reformado pela palavra de Jeses.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Oba. O blog voltou! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br