domingo, 16 de julho de 2006

Volta Redonda - 52 anos

Nasci em Volta Redonda/RJ, em 1961, fazia 7 anos que a cidade nascera. Hoje, a cidade nos seus 52 anos, eu, nos meus quarenta e quatro, muita coisa vi acontecer. Uma delas narro abaixo:

Me esqueci do ano, mas me recordo bem dos fatos. Juarez, líder sindical, candidato a prefeito de Volta Redonda/RJ, liderou uma das greves mais tumultuadas da história da cidade do aço: a greve dos metalúrgicos da CSN, que resultou em morte de 03 metalúrgicos.

Estava eu no cinema, quando a batalha começou.

Fora a greve na CSN, era um dia totalmente normal, como outro qualquer. Não havia indícios claros, pelo menos para o cidadão comum, de que uma tragédia estava pra ocorrer. Fui para o cinema na sessão das 19h, passava na época o filme Duro de Matar.

Após aproximadamente uns 30 minutos, escutamos o tiroteio vindo de fora. Alguém (voz de mulher) gritou da platéia: "chamem a polícia".

"Mas é a polícia mesmo que está atirando, respondeu alguém" (voz de homem).

"ai, minha Nossa Senhora, é o fim do mundo", gritou uma mulher.

Ficamos apavorados, não sabíamos o que fazer, como assistir um filme numa situação dessas. E pra sair, o que fazer?

A sessão do cinema foi suspensa, fomos embora em grupo, a rua estava totalmente tomada por soldados do exército. De repente, um soldado que nos avistou, com o fuzil apontado para nós, indagou-nos sobre o que estávamos fazendo ali. Ao ser esclarecido que havíamos saído de um cinema, auturizou a nossa passagem, desde que passássemos pelo canto, devagar.

Nos refugiamos próximo à igreja de Santa Cecília, no alto do morro, até que finalmente passou um ônibus. Mesmo no ônibus, até sair da área de conflito, tivemos de ficar abaixados, sob o risco de sermos apedrejados pelos grevistas que cercavam a área em redor do bairro, uma vez que dentro do bairro, as ruas haviam sido esvaziadas pelo exército.

Em casa, contamos a história para os familiares, que não deram muita importância. Só deram pela coisa, quando a notícia estourou na imprensa no dia seguinte.

Dessa confusão toda, resultou em 03 metalúrgicos mortos a bala, Juarez acabou eleito prefeito de Volta Redonda, não durou muito no cargo, porque logo faleceu em seguida nun acidente de carro.

Durante o pouco tempo como prefeito, quando queria aprovar algo na Câmara de Vereadores, convocava o funcionalismo público que comparecia em massa, vinculava a aprovação do que queria ao aumento do funcionalismo, e os vereadores sentindo a pressão dos funcionários ali presentes, em sessão aberta, eram obrigados a aprovar, a contragosto, todos os dispositivos encaminhados pelo prefeito na pauta daquele dia.

3 comentários:

j. Batista disse...

Olá, visite-me. Meu blog tem lindas mulheres nuas.

J. Batista disse...

Parabéns a Volta Redonda.

Ítalo de Paula disse...

Um relato fascinante! Jamais havia lido algo tão próximo desse acontecimento recente e importante da história de Volta Redonda e do movimento grevista brasileiro.

parabéns !

Forte abraço.