segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Sobre a perda de tempo

Em 1599 não havia rádio, televisão, nem luz elétrica. Havia Shakespeare entre outros, e peças diariamente encenadas. Havia uma demanda muito grande, pelos londrinos, por peças teatrais. A arte e o seu poder de distração parece sempre estar ligado ao ser humano, parece sempre fazer parte de sua essência. As vezes acho que estou perdendo tempo, quando assisto determinada quantidade de séries de TV,  mas quando vejo que séculos atrás o ser humano sempre procurou uma maneira de se divertir, que havia nele mais do que um desejo, que havia uma grande necessidade de se distrair através da arte, tendo a pensar que distração faz muito bem a saúde das pessoas.
Hoje tenho assistido menos séries de TV, dando preferência a documentários, entrevistas, debates, jornalismo etc, com a intenção de perder menos tempo.
Mas, me pergunto, assistir programas para apenas se divertir é realmente perda de tempo? Há momentos em que penso que esses programas até fazem bem no sentido de esvaziar o cérebro, permitindo que relaxemos e descansemos, recuperando assim suas energias.
Lembro que quando adolescente, costumava sair do cinema sentindo um enorme bem estar.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu acho a cultura fundamental para o desenvolvimento do ser humano. igualmente como a educação e o esporte. até mesmo a de massa. lembro que comecei a ler o q tinha em casa e era bom, mas leitura de fácil assimilação e quando a vizinha passou a me emprestar livros mais consistentes eu percebi sem ninguém me dizer, que ali tinha algo diferente. que ia além do óbvio que eu vinha conhecendo. se não fosse a minha paixão inicial por livros mesmo que de fácil assimilação, eu nunca tinha me interessado por outros mais profundos. a cultura sempre traz a produtividade, o questionamento. beijos, pedrita

Magui disse...

Também gosto dos documentários mas infelizmente produzem muito pouco aqui no Brasil. Séries não vejo. Quanto aos filmes, gosto quando passam os de fora de Hollywood. um filme de época é O duelista. Um filme russo, com nuances de fantástico mas vale como cinema puro na interpretação dos atores e na direção diferente. Sou cinéfila assumida.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Não é perda de tempo... É um momento de relaxamento, distração... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br