segunda-feira, 5 de janeiro de 2004

Leitura impossível

Ulysses, de James Joyce.
Tentei ler várias vezes quando jovem. Simplesmente desisti. Considerado um dos melhores livros do mundo. Na verdade é chatíssimo, não se entende nada do que se lê. O rapaz que me emprestara o livro, e que não lera, me perguntou o que eu estava achando e do que se tratava. Sempre respondia que não estava entendendo nada, nada vezes nada. Nada mesmo. Não conseguiria explicar um parágrafo. Livro chato e tedioso demais.
-Grandes Sertões Veredas, de Guimarães Rosa.
Mesma coisa se aplica ao de cima. Livro chato, tedioso, dificílimo de entender. Considerado o supra sumo da literatura brasileira. Não sei porquê.
Li livros muitos melhores, embora alguns até mal falados pela crítica especializada. Mas para mim eram muito bons, e me satisfaziam plenamente no prazer da leitura.

Nenhum comentário: