terça-feira, 28 de novembro de 2023

Ilíada, de Homero - parte 01

ILÍADA, DE HOMERO 

Muito difícil entender ILÍADA, DE HOMERO. Mais uma vez farei uma tentativa. A Internet facilita muito a pesquisa. Vou tentar destrinchar esse livro. Não é um livro para ser lido, é para ser estudado, esmiuçado. Tentarei entender os costumes da época, o seu contexto. 

Com certeza, ILÍADA É UMA LENDA inspirada em alguns fatos reais. 

📙📙📙

ILÍADA. 

Canta-me, ó deusa, do Peleio Aquiles A ira tenaz, que, lutuosa aos Gregos, Verdes no Orco lançou mil fortes almas, Corpos de heróis a cães e abutres pasto: Lei foi de Jove, em rixa ao discordarem O de homens chefe e o Mirmidon divino.      Nume há que os malquistasse? 


📙

AQUILES, TROIANO, lutou tenazmente, sem dó nem piedade, implacavelmente, contra os GREGOS, causando a morte de todos eles. Causou grande luto às famílias das vítimas da guerra contra os troianos. Aquiles foi responsável, junto com os MIRMIDÕES, pela morte de mais de mil jovens gregos, HERÓIS que foram abandonados, devorados por cães e abutres.

Os heróis gregos foram abandonados de acordo com a lei do deus romano JÚPITER, CHAMADO JOVE pelos gregos. Este deus se irritara com os gregos. 

Jove ou Júpiter, rei dos deuses, deus do céu e do trovão. ou APOLO, deus das pragas. 

Mirmidões, ou formiga, era um povo de Tessália, da região grega, que habitava a Ilha de Egina. Os Mirmidões lutaram ao lado de Aquiles contra os troianos. 

NUME, eram deuses pagãos e que se indispuseram, malquistassse, contra os gregos, que sofreram uma terrível derrota de Aquiles.

O deus JÚPITER esteve do lado de AQUILES. 

Nenhum comentário: