domingo, 8 de outubro de 2006

O Jardineiro Fiel

Vendo esse título, imaginava tratar-se de filme bonito, romântico. Levado por esses pensamentos, passei a assisti-lo. Ledo engano. No começo parecia tratar-se um triângulo amoroso. Mas no decorrer da trama, a coisa se complica, vira thriler político, com direito a assassinatos. Mas a trama principal mesmo é a África. O título acima quase nada tem a ver com o filme, o jardim é muito pouco exibido pra poder justificar um título desse. Talvez: ÁFRICA, AME-A OU LARGUE-A PRA SEMPRE daria um título melhor, pelo menos plausível com a trama.

Fiquei pensando de onde saiu tal trama. A dúvida dirimiu-se ao assistir os bônus, que me clarearam a mente. O filme é baseado em livro de John Le Carré. Só podia ser, pensei comigo. O filme tem mesmo o final típico desse autor. Geralmente são histórias deprimentes.

Esse filme foi bastante elogiado pela crítica brasileira, após assisti-lo fico pensando se tantos elogios não devem ao patriotismo dos críticos. Embora a produção seja americana, o filme é produzido no estilo do cinemão americano, a direção é do brasileiro Fernando Meireles.



*_* 08/10/06 - Domingo Chuvoso.
Ontem, sábado, choveu muito pela manhã.


2 comentários:

Soraia disse...

Ei Carlos !

Obrigada pela presença "fiel" no meu blog mesmo quando demoro a escrever.

Sobre o filme em questão foi para mim um soco no estômago, queria revê-lo em dvd mas ainda não tive coragem. Porém uma informação, o filme é de produção inglesa, o título foi pouco explorado pelo diretor que focou na idéia de um grande problema na África que é de cobaias humanas. Eu gosto da idéia dele ser um homem alienado com a situação toda se dedicando fielmente ao seu jardim, por isso o título e ela sendo assassinada e envolvida em coisas mais sérias.
Jon Le Carré foi proibido de ser vendido (seus livros), no Quênia por causa dessa história.
Beijos, Soraia

lp@wonderland disse...

É um excelente filme! Gostei muito.
Este foi mais um que vi em dvd... ;)
Obrigado pela visita.