quinta-feira, 6 de julho de 2006

Livros-Grande Sertão e Ulysses

Marco Aurélio, do blog Boa Temática, que é graduado em matemática, tem na sua lista de favoritos os livros Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; e Ulysses, de James Joyce.

Quinze anos atrás tentei ler Ulysses que me fora emprestado por um colega de trabalho. Após umas duzentas ou mais páginas lidas, o colega vez ou outra me perguntava o que eu achava do livro, e o que era o livro, ele não havia lido. Eu não sabia responder, não tinha entendido nada do que estava no livro, não sabia dizer do que se tratava, nem se era bom ou ruim. Mas consegui ler outro livro do James Joyce, que é o de contos "Dublinenses". Na verdade, gosto muito de contos, histórias curtas, são mais precisos numa narração.

Grande Sertão: Veredas, também tentei ler, em vão. Leitura muito difícil. Gostei do Sagarana, livro de contos, histórias curtas, deliciosas. O Sagarana na época que foi publicado, ganhou um prêmio, que muitos críticos consideraram injusto, já que na opinião deles havia um outro livro de autor concorrente, que era superior. Mais tarde li esse livro, e gostei muito, mas no momento não me lembro do nome.

Nenhum comentário: