quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Livros clássicos, valem a pena?

Heródoto escreveu História uns 400 anos antes de Cristo. Eu estou no início do livro ainda, mas algumas passagens me fazem lembrar o Levítico, um dos livros da Bíblia. A diferença é que os acontecimentos, costumes, ocorrem no Egito antigo, e me faz lembrar de alguns costumes adotados pelos hebreus no tempo de Moisés.

Por décadas, eu tive um certo preconceito por livros clássicos, sempre evitando de lê-los.

Preconceito que não se justifica, o História de Heródoto, que estou lendo agora, está me surpreendendo bastante, de modo positivo, está valendo a pena lê-lo, está sendo muito interessante descobrir certas coisas do passado, mesmo que algumas me pareçam inventadas, aumentadas, exageradas, mas muita coisa é real, com certeza. 

Mas vale a pena ler os clássicos, até mesmo o batido AS AVENTURAS DE ROBINSON CRUSOÉ, se mostrou excelente literatura de entretenimento. Foi muito prazeroso entrar na aventura, me desligar da vida real por alguns momentos, vivendo dentro de mim toda as aventuras e desventuras do personagem. 

Um comentário:

Pedrita disse...

qd eu só lia de bibliotecas lia muitos clássicos e gostei da maioria. entender como cada período se comportava é sempre muito bom. bibliotecas dificilmente tem livros recentes. qd passei a conseguir comprar livros nas feiras com 50% passei a ler livros recentes. beijos, pedrita