segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Livros Lidos em 2020

 Justamente no ano da pandemia, do Covid 19, em que fiquei mais tempo em casa, li menos livros do que em outros anos. Parece que a quarentena desanima a gente. 

 

Li biografia, e ficções, inclusive clássicos. 

O livro sobre Getúlio é interessante por mostrar um painel histórico e político da época. 

Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle,  são livros bem escritos, e distraem a mente, descansam a mente, por nos levar a uma realidade que sabemos fictícia, mas também nos leva à Inglaterra dos anos finais de 1800, época de carruagens movidos a cavalo. Uma época que nos parece romântica, vista de hoje. 


Robinson Crusoé, é uma obra mais antiga ainda, escrita em 1719, mais de cem anos antes dos livros de Conan Doyle. Este eu li no celular, apesar de eu não estar acostumado a ler dessa maneira, foi bastante agradável a leitura. Gostei bastante do livro, havia um preconceito em mim a respeito dessa obra, por ser clássica, e por conhecer mais ou menos a história por filmes baseados na história, ou por citações de outras pessoas. Este livro me fez criar o hábito de todos os dias lê-lo um pouco, um hábito que se tornou prazeroso e que senti falta quando cheguei na última palavra do livro.

O livro de Rubem Fonseca também foi prazeroso de ler, esse Mandrake - a bíblia e a bengala, achei melhor do que o Diário de um Fescenino, do mesmo autor.  Aproveitei melhor depois que comecei a imaginar algumas cenas descritas enquanto lia, como se estivesse vivendo as cenas. 


Madame Bovary, também lido num smartphone,  foi outro clássico que me surpreendeu. Gostei mais do que imaginava que iria gostar. Achava que ia achá-lo maçante por se tratar de um clássico, mas não tem nada de maçante, é até bastante interessante em mostrar alguns costumes da época, de como as pessoas se viravam naqueles tempos sem os recursos de hoje. 


1-Getúlio (Volume III)
    Lira Neto
    Publicado em 2014

2-Madame Bovary
    Gustave Flaubert
    Publicado em 1857

3-Robinson Crusoé 
   Daniel Defoe
   Publicado em 1719

4-O cão dos Baskervilles
   Arthur Conan Doyle
   Publicado em 1902

5-Mandrake, a bíblia e a bengala
   Rubem Fonseca
   Publicado em 2005

6-O signo dos quatro
    Arthur Conan Doyle
    Publicado em 1890

2 comentários:

Pedrita disse...

eu li a mesma quantidade, cheguei a achar que ia ler mais, mas nem mais nem menos. eu só leio livros físicos, não gosto em nada de ler nos mecanismos digitais. acabo lendo no virtual o que preciso, o prazer da leitura eu gosto mesmo é no papel. acabei exagerando na compra de livros na feira da usp em 2010, 10 livros, e me ocuparam bem e 2020. tb busquei alguns livros pra distrair. tempos mutio difíceis. mas li alguns bem pesados. acabei mesclando as leituras. bom 2021 e espero q tenha mais esperança no ano que vem pq esse foi puxado. se cuida. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Ler em smartphone? Eu jamais... Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo 2021! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br