sexta-feira, 17 de julho de 2015

Yalnislik

29 de julho de 2015 - 20 horas

Quartos Fechados
Care Santos
Romance espanhol
Início: 19/05/2015 - Término: 31/05/2015
Os livros mais recentes ficam numa estante situada logo na entrada.  Estando a biblioteca vazia, pude olhar os livros com calma, já descartando alguns, separando os prováveis de serem escolhidos naquele dia. 
Nem o título, nem a capa do Quartos fechados me chamaram a atenção. Hesitei muito antes de levá-lo. Na verdade, não havia opções melhores, mas o fato de ser escrito por uma crítica literária me chamou a atenção, além do tema por ela escolhido: a Espanha numa época de descobertas, de mudanças, de novas tecnologias que impressionaram as pessoas mas consideradas banais hoje. 
Neste momento estou em casa sozinho, fechada, cercado por um raro silêncio, que chego a escutar as batidas dos relógios de parede.  O bar, situado aqui perto, por incrível que pareça, está quieto, silencioso, ao contrário de ontem. Do vizinho, não escuto o som rotineiro de sua tv no varandão  da casa. Até o deslizar do mouse escuto. Uma voz feminina bem longe chama alguém, mas os cães do vizinho, com excelente ouvido, quebram o silêncio por um minuto. Parece que alguém chamou dos fundos, o que não é pra ser, os fundos da casa  faz divisa com uma chácara cujo dono aparece somente durante o dia para cuidar do terreno se divertindo a sua maneira.  



Tudo ao mesmo tempo
Sob um frio gostoso de 17 graus, quero ler, assistir tv, cozinhar, cuidar do quintal, navegar na web, tudo ao mesmo tempo, e como não é possível fazer tudo de uma vez, vou fazendo um pouco de cada. Doideira essa  vida de hoje.

..............................................

Cunha deu propina ou não?  Ele fala em vingança e afirma que romperá com governo.  VINGANÇA? Cunha: "Eu vou explodir o governo".   Estamos ferrados com esses tipos de representantes agindo em Brasília.
Collor é investigado, parece mais do mesmo, como alguém com o passado dele conseguiu ser eleito Senador?
Será que o Congresso atua em benefício do Brasil?

Chips reduzidos
Essa história da indústria se preocupar mais com os interesses dela do quem os dos consumidores é de lascar. Um exemplo disso é a diminuição no tamanho dos chips de celulares, obrigando o consumidor a se virar, a comprar um novo número, ou perder o tempo de se deslocar a uma loja para conseguir o novo chip para poder manter o mesmo número.





  ..........Humor..........

Traficante mexicano procurado para terminar o metrô do Rio e São Paulo.


Menor agride com socos e golpes de caneta
No Rio de Janeiro foi criado uma lei proibindo o porte de arma branca: faca, canivete, etc.  Agora com a notícia de um  aluno de 16 anos agredir professora com socos e golpes de caneta, será preciso criar uma lei proibindo portar canetas??????????  

Por conta da redução de maioridade penal, alguns espalharam anúncios de que deveriam deixar pra "nós" cuidar da educação do menor, e não a cadeia.  Quem serão esses  "nós".   Os pais?  Os pais estão, de um modo geral, sem generalizar, dando conta?   Estão tomando  atitudes equilibradas, nem muito brandas, nem muito duras?

Será que todo menor que comete um crime é por quê os pais o criaram mal?   Será coincidência que a violência tenha aumentado de modo galopante juntamente com o aumento da violência no meio midiático: cinema, games, televisão?  


SINISTRO

rapaz faz selfie zombando do avô que tinha acabado de morrer.



Ela
Em  "Ela", fica um pouco estranho um homem se  apaixonar por um sistema operacional com voz feminina, e que por ser uma máquina sempre parecia entendê-lo perfeitamente.  Os primeiros sessenta minutos acompanhei integralmente, mas desse ponto em diante passei a adiantar um pouco a fita várias vezes. Algumas pessoas quando se sentem solitárias podem entrar por caminhos meio estranhos, mas normalmente se mantêm dentro dos limites da realidade. Muitas delas combatem  a solidão passando o tempo com "amigos" num bar, enquanto outros, procuram a religião. Não quero dizer com isso que todos que frequentam um bar, ou uma igreja, o fazem por se sentir solitários. Uma grande maioria simplesmente gosta de passar horas num boteco, sem serem solitárias, e a maioria que busca a religião o fazem  atendendo a  uma espécie de chamado, outros por sentirem necessidade de  ter Deus em suas vidas.  De qualquer forma, os dois ambientes parecem preencher o vazio que algumas pessoas sentem em si mesmas.


Uma mão lava a outra
Nos Estados Unidos, aparentemente, há uma cultura de que todo e qualquer trabalho produzido por um ser humano, deve ser remunerado, pago, de alguma forma. Parece não haver uma cultura do "uma mão lava a outra", ditado muito comum no Brasil, que tem sua origem aparentemente no tempo de sua descoberta, ou um pouco mais tarde, no tempo da instauração da monarquia brasileira. Fazendeiros, traficantes de escravos, etc, davam apoio financeiro e político à monarquia, recebendo em troca títulos de nobreza juntamente com diversos privilégios. O povo trabalhador era apenas um detalhe. Será essa cultura de uma mão lavar a outra, que continua até hoje entranhado no nosso sistema político, uma das causas para a corrupção vergonhosa que assola nosso país, mantendo uma desigualdade econômica enorme, nunca vencida pelas classes mais baixas?

Hábitos cultivados pelos ricos (1)
Pesquisas pipocam aos montes na internet. Uma delas mostra hábitos cultivados por ricos, dando uma impressão de que se os pobres cultivassem tais hábitos, ficariam ricos, embora as pesquisas não afirmem isto explicitamente. Um dos hábitos é de que os ricos não assistem tv, ou se o fazem, assistem bem menos. Pensando bem, com mais dinheiro é mais fácil passar o tempo com outras atividades, como jogar golfe, que me parece monótono; ou viajar para a Europa, Estados Unidos, sempre que der vontade.

Yalnislik-solidão

Borgman
Cinema francês - 2013
Suspense.

03/07/2015 - 07 horas da manhã, antes de sair para o trabalho.
Assisto 52 minutos do filme.

Segundo o resumo, o mendigo pobre é um ser charmoso e enigmático. Nem sei se alguma mulher o achará charmoso. Na verdade, tem cara de folgado, se mostrando nos 52 minutos iniciais,  uma pessoa fria, calculista, ruim de nascença.
Nisso, desligo e vou para o trabalho.
A noite vejo mais 15 minutos.
História bastante original, bastante sinistra. Em algumas cenas percebe-se o interesse, ou do diretor ou do roteirista, de simplesmente chocar.
Simplesmente cruel.
 04/07/15 - 15 horas
Finalmente concluí o filme. Não é que ele é ruim, na verdade é bom, só é bastante esquisito.  Até pensei que era francês, e o cinema francês gosta de terminar seus filmes sem que eles tenham realmente terminado, fica faltando algo, você é que tem de chegar a uma conclusão. O problema é que cada pessoa chega  a uma conclusão diferente.  Mas na verdade o filme é uma produção conjunta da Holanda, Dinamarca e Bélgica.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu não chego a fazer tudo ao mesmo tempo. mas faço várias coisas tb. beijos, pedrita