sábado, 4 de outubro de 2014

Bar do Moura (1)

Bananal/SP.
Bar do Moura.
15 horas.
Verão, ventilador ligado.

TV,  desligada.
Seu Moura não gosta de tv,
por isso não tem tv em casa.
Aparelho de som, baixinho.

O bar tá vazio, apenas o seu Joaquim, freguês fiel tá ali tomando sua pinguinha, enquanto observa o movimento parado.

Seu Moura, com sua bíblia de estudos aberta no início de I Reis, aproveita a paz do momento pra meditar.
Salomão, o escolhido do Senhor,  acaba de ser sagrado Rei, por seu pai Davi. A cidade toda fica alvoroçada, gritos por todos os lados comemoram o fato.

-Seu Joaquim: Lendo bíblia, seu Moura. O senhor é evangélico?

-Claro que não. Se fosse, não poderia ter um bar. Os evangelistas são rigorosos quanto a isso. Mas gosto de estudar a bíblia, nos seus mínimos detalhes, olhe que sei mais do que muitos evangelistas que existem por aí.

MAIS TARDE ENTRA UM SENHOR BEIRANDO UNS QUARENTA, bem arrumado, roupa social, o que causa estranheza ao seu Moura. O que estaria fazendo um homem nesses trajes no seu boteco?

O que acabara de entrar, após um boa tarde, pede um copo de campari, bebericando em doses bem mínimas dando longos intervalos, sentado numa mesa de canto.
OLHA EM VOLTA, apenas um senhor meio acabado, provavelmente alcóolatra, encostado no SUS,  e o dono do lugar, sentado na parte interna ao balcão, parece que lê uma bíblia, coisa curiosa, dono de boteco lendo bíblia.
E ele, (pastor - ler mais), ali tomando uma dose proibida que seus fiéis não podem saber nem em pensamento. Por isso viajara para essa cidade, não tão longe da sua. Beber entre estranhos, sem ninguém de nada desconfiar.

Mas, parece que viu passar na rua uma garota levemente conhecida, que já assistira cultos ministrados por ele. Parece a Karol - mais detalhes, aqui.  Mas o que estará ela fazendo justo aqui, meio longe de sua casa? Deve ter parentes.

5 comentários:

Nanda disse...

O mundo é um 'ovo' e ainda virou um BBB gigante, com câmeras em todo lugar. Privacidade é um luxo. Carlos, obrigadinha pelos recados no Twitter e caverna.Com a eleição, como previa, muita gente só lembrou depois...rs - Beijos.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Seu Moura não gosta de televisão? Então não é meu amigo... Rs... Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Maria claudete ferreira herculano batista disse...

é a velha e famigerada hipocrisia vestida de suntuosa verdade , a aparência é tudo para os que nada tem a mostrar...somente a esconder.Boa semana Carlos.

Nanda disse...

Passando pra desejar parabéns, felicidades e um dia maravilhoso; cheio de surpresas gostosas. Feliz Aniversário, Carlos!!!

Pedrita disse...

eu li faz muito tempo no caminho de swann, depois levei um tempo para começar a ler os outros. gosto muito. adorei django livre. e amo meia noite em paris. li depois um livro que falava de todas aquelas pessoas e li um livro da gertrude stein em 2014, maravilhoso. gostei muito de elysium. a separação é um soco no estômago. muito bom e muito bem feito. beijos, pedrita