domingo, 16 de março de 2014

Necatigil




Que importância tem o prêmio Jabuti para o brasileiro, de modo geral? E para o mundo, para o estrangeiro, que importância tem?

Gostar de um determinado filme, de um determinado livro, de uma certa música, depende cem por cento do gosto pessoal, que inclui inúmeras variáveis que ainda ninguém sabe explicar.
Um livro que gostei, outros detestam, e alguns que  gostaram, eu detesto. 
Cada um vê um filme, uma música, um livro, de um jeito muito pessoal.


Notei que alguns livros de uma época recente, premiados, costumam passar para a obra o ambiente familiar ao escritor, o gosto deles pela arte, pela música, e pelos livros. Talvez seja uma razão de não se tornarem grandes sucessos de venda perante o público.

Mas e os prêmios?  Há os respeitados, como o Pulitzer, o Nobel, o Gouncort. Mas e o nosso Jabuti, terá algum valor no estrangeiro fora do círculo literário?


Literatura turca 
império otomano         Neve
                                                                                                                                


E o tempo, cada vez mais quente.






4 comentários:

Pedrita disse...

os prêmios servem para nortear as pessoas. mas qq prêmio nunca é suficientemente justo. qq prêmio é injusto. eu amei neve do pamuk q ganhou prêmio nobel. e gostei de alguns livros que ganharam jabuti. acho que não devemos é nos influenciar por um prêmio, ou mesmo por uma avaliação, devemos tentar olhar com os nossos olhos. qd um livro ganha um prêmio ou é bem avaliado parece q impede q outros críticos falem que não gostaram então todo mundo começa a dizer q gostou. parece q não tem opinião própria. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Bom, o Prêmio Jabuti tem uma importância para a "panelinha". Maior parte da sociedade brasileira desconhece a premiação. Abs, Fabio

Nanda disse...

Não costumo escolher os livros - ou o que quer que seja, por prêmios ou por ser sucesso de vendas. Se a capa e o tema me ganhar; está valendo. ótima semana, Carlos!

Nana disse...

Geralmente os prêmios ajudam, mas meu gosto não costuma bater com os premiadores.
Bj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/