domingo, 25 de agosto de 2013

Espias em Jericó



1000AC.

Deus ordena a Josué atravessar o Rio Jordão junto com o seu povo, invadir Jericó, matar todos e tomar posse do local. Mas antes, Josué prepara o terreno, manda dois espias.

Um garoto de uns 16 anos, de sentinela,  pendurado numa árvore bem alta, observava silenciosamente  todo o horizonte em volta do rio, até que vê os dois espias passando.

Finalmente uma coisa pra fazer, que dá no que pensar. Tava dias ali, horas no caso de hoje, num tempo que não existia internet, tv, rádio, livro, palavras cruzadas, nada pra fazer. O máximo que podia fazer é ficar se lembrando dos contadores e suas histórias divertidas, dos ensinamentos que os mestres passaram. Alguns comentavam sobre Moisés e o seu Deus Verdadeiro, mas o seu povo não acreditava nessas histórias, eles crescerem, se acostumaram a ouvir falar em Baal.

Passava as horas pensando, repensando cada detalhe, o que fazia as pessoas naquela época serem dotadas de uma excelente memória, o contrário de hoje.
 
Os espias vão passando sem pressa. Naquele tempo, o tempo corria mais devagar. Não é como hoje, que não temos tempo pra nada, passa o ano novo, e o natal já tá aí de novo, parece que foi ontem. Se uma pessoa da cidade grande passar um dia numa cidade pequena, cujo centro leva menos de trinta minutos pra ser percorrido, ao fim do dia já estará doido pra sair dali, achando o tempo longo demais. Uma semana então, nem se fala, é uma eternidade, insuportável.

Deve ser por isso que nos tempos bíblicos, se diziam que as pessoas viviam mais, os dias demorando mais pra passar, parecia que o tempo vivido era mais longo.




4 comentários:

Nanda disse...

Olha, nem preciso voltar tanto... De uns tempos pra cá, a vida é tão agitada e corrida; ficamos presos nos engarrafamentos, nas filas -tem que ser muito zen pra suportar o caos nas grandes cidades. Estresse 10 X 0 Paciência. rs

Nana disse...

Bom...fato é que estamos sem tempo pra viver!
Tô com postagem nova: passa lá qdo puder! Bj e fk c Deus.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Com o advento da internet, o ritmo da nossa vida também entrou em alta velocidade. Eu, por exemplo, não tenho paciência de esperar o elevador. Rs.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

Pedrita disse...

belíssima árvore. beijos, pedrita