sábado, 15 de setembro de 2012

A Mão de Deus


Bilhões de anos atrás, a terra foi totalmente coberta de gelo. O sol não conseguia romper essa grossa camada de gelo, e a única vida existente nessa época era a unicelular (bactérias), não havia vida de célula complexa.
E a terra estava destinada a ficar eternamente coberta de gelo, sem vida como marte, que tem temperaturas de 60 graus abaixo de zero, inviável para a vida.

Na época do gelo, bactérias ainda sobreviviam, mas sua existência estava com os dias contados.
A salvação veio de onde menos se esperava. Sabemos que nas camadas inferiores da terra, a temperatura é altíssima. E que as placas tectônicas se movem de um lugar para o outro. Que os continentes agora separados por oceanos, bilhões de anos atrás, eram unidos num só.

Com o calor acumulado nas camadas inferiores da terra, a terra se rompeu, explodida por forças de incontáveis vulcões por todo o planeta, causando com o tempo, o degelo.


Os vulcões em erupção jogam dióxido de carbono para a atmosfera,  não deixando o calor que chegava
do sol retornar para o universo. Assim, a terra foi aos poucos se aquecendo até chegar a uma temperatura confortável para proporcionar a existência da vida, inclusive a de célula complexa.

No oceano existem os plânctons, que absorvem o dióxido de carbono, jogando-o para o fundo do mar. Nesse processo, que levaria milhões de anos, o dióxido acabaria, consequentemente a terra esfriaria novamente, e a vida na terra deixaria de existir.

Mais uma vez, num ciclo, certos tipos de vulcões, com o passar do tempo, entram em sub-erupção,
destruindo até mesmo montanhas, podendo causar milhares de mortes, mas que envia novamente mais
dióxido de carbono para a atmosfera, salvando paradoxalmente o planeta, mesmo com o sacrifício de
milhares de vidas.

Tudo bem que vulcões são forças da natureza, mas como explicar que justamente, bilhões de anos
atrás, quando a terra mais precisava de ajuda para escapar ao destino eterno da era glacial, os vulcões, terríveis destruidores de vida, de cidades, até mesmo de Sodoma e Gomorra, fossem os salvadores do
planeta.

Que força moveu os vulcões a agirem no momento mais crucial para a sobrevivência da vida na terra?



5 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Você faz cada pergunta difícil? Não sei responder não, mas sei que tenho que agradecer aos vulcões.
Abs e bom fim de semana
jussara

Michele Pupo disse...

Uma reflexão pertinente, Carlos.


Um abraço

Murilo Reis disse...

Pois é.

Nanda disse...

Tem um programa chamado 'O Universo', no History Channel que sempre aborda esses assuntos. Acho bem interessante. Boa semana!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu acredito que já teve vida mesmo em Marte.. Rs.. Eu até acho que ocorreu migração para o Planeta Terra kkk... Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net