sábado, 29 de janeiro de 2011

Tragédias do verão

Motivos pra mim não gostar do verão: forte calor, tempestades violentas, raios que matam, enchentes.

Embora esteja claro que muito das tragédias que ocorrem, se devem a ação do homem: lixo jogado na rua, que entopem bueiros. Pessoas que moram em locais de risco, por não terem condições de morar em lugar melhor, embora haja exceções. Há lugares de risco que vemos casas caras, então, o mais certo é que o morador economizou na compra do terreno, e gastou  mais na casa. Melhor gastar mais num terreno (local) melhor, e fazer uma casa mais simples, mas segura.

Outro fator que causa enchentes: asfalto, que é impermeabilizante, as águas da chuva não tem para onde escorrer, contam apenas com os bueiros, limitados muitas vezes pelo lixo jogado pelo ser humano. Em locais pavimentados com pedra portuguesa, ou bloquetes, há espaço entre eles para a água penetrar a terra. O problema é que a população hoje exige o asfalto. Exige  a substituição de locais pavimentados com bloquetes por asfalto.

Outro fator: o governo, que, a maioria das vezes sabe da gravidade dos problemas, sabe o que fazer (projetos), tem o dinheiro (orçamento), mas  deixa o barco correr, deixando para agir depois do estrago feito.

5 comentários:

JuJu disse...

Em outras palavras: Todos somos responsáveis pelas desgraças de verão.
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Nilce disse...

Oi Carlos

A falta de política pública de governantes irresponsáveis é o causador de toda tragédia das chuvas.
Dizem que as pessoas constroem em áreas de risco, invasões, mas então porque existe estrutura nestes lugares como rede de água, luz e asfalto?
Até quando???

Bom domingo.

Bjs no coração!

Nilce

Beth disse...

Carlos, é bem por aí, mas nem sempre a pessoa que mora em encostas etc. está ali porque não pode ir para outro lugar. Temos aqui no RJ residências luxuosíssimas, de gente de muita grana, em locais onde definitivamente não poderia ter sido construída uma casa, mas o dinheiro manda e aí, numa tragédia essas vai tudo por água abaixo. Falha de governo, falta de fiscalização, corrupção, enfim... a natureza é poderosa sim, mas o homem muitas vezes dá ‘aquela força’ para acontecerem esses horrores. Há quem more em barraco em área de alto risco, mas com vista deslumbrante para o mar. Se oferecer uma casa segura, num local mais distante, sem a tal vista etc., não querem sair. Há de tudo, eu sei. Inclusive, talvez a maior parte, quem não possa mesmo mudar.
De qualquer forma, é sempre lamentável a conseqüência falta de ação responsável e forte do governo. Depois da casa arrombada (ou levada pela água e/ou lama), chegam os discursos bonitos, as promessas etc. E as vidas que foram embora? Beijos, boa semana.

Daniel Savio disse...

Rapaz, aqui na minha cidade só tem buraco, pior, ela está sem verba para remendar os próprios...

Fique com Deus, menino Carlos Medeiros.
Um abraço.

Magui disse...

Quando a chuva é torrencial o asfalto não faz muita diferença. Pior é mesmo construir nos vales para onde a água corre até chegar nos leitos dos rios.E, não tenho certeza mas eu acho que este pessoal rico que constroe nas montanhas é imitando a Europa onde ter casa nas encostas é chiquérrimo. Depois, eu que não tenho nada com isso ainda tenho que pagar ( com meus impostos) a burrada alheia.