sábado, 11 de dezembro de 2010

Neurose

Marcos é um colega de trabalho, e está sempre desabafando as suas coisas comigo. Tem horas que me cansa, mas como é meu amigo, faço questão de escutá-lo. E até mesmo aconselhá-lo. Ele sempre responde que entendeu, que passará a agir com a cabeça mais fria, que não brigará mais com a sua esposa.

Mas não tem jeito. O impulso é mais forte que a razão. Qualquer dúvida, qualquer pormenor, por mais insignificante que seja, Marcos  sente ciúmes de sua namorada. Qualquer coisa mesmo. O celular trazido para o quarto, coisa não costumeira. E uma ligação fora de hora. Mesmo que o motivo seja pertinente, a dúvida está plantada, arraigada. A razão lhe diz que não tem nem mesmo como se justificar uma dúvida dessas, mas o impulso fala mais alto. Acusações são feitas, sem fundamento. Como vencer o impulso? Como se segurar, se a pergunta não quer calar, mesmo sabendo da resposta que ouvirá de Mariana, provável futura esposa? Mesmo sabendo que não tem argumentos fortes para usar numa discussão.

Mas ele é teimoso, se deixa dominar pelos pensamentos mórbidos que lhe grudam a mente, e insistem em ali ficar. A confusão tá armada, por nada.

E depois, meio arrependido, meio com medo dela ir embora, me procura pra desabafar e escutar a minha opinião.

6 comentários:

Donaella disse...

Sempre coloco aos meus pacientes:ninguém muda por ninguém, nem por que alguém acha q ele tem que mudar. As mudanças só acontecem se a pessoas quiser, quando ela entende que é preciso.Mas o nosso papel de amigo, é esse mesmo: ouvir, aconcelhar... Boa sorte a nós, amigos! bom caminho ao seu amigo!
Grande Abraço!

Nanda disse...

Eu brinco que sou meio parecida com a Lucy, nas tirinhas de Snoopy - com uma barraquinha e a placa - 'a doutora está'.rs - Minha vida, não consigo resolver - mas em ouvir e aconselhar, devo ser boa. Até na web já fui ombro muitas vezes.

Beta de Santana disse...

Olá Carlos,
Me perdoe a ausência e demora em retribuir sua visita, andei ausente da net.
É sempre legal ouvir e aconserlhar-mos nossos amigos, eles sempre esperam nossa compreensão e nosso ombro, e não nos custa né?!
Que seu dia seja lindo.
Beijokas, Beta de Santana

Beth disse...

Marcos é inseguro, não se garante. E isso é algo que ele precisa trabalhar, pois senão nem a relação com a Mariana, nem com qualquer outra mulher terá um presente agradável, quanto mais futuro.
Marcos precisa de um bom amigo, que o ouça e, vez ou outra, que mostre a ele certas coisas que ele, cego de paixão e ciúmes, não enxerga, pois são sentimentos que sem limites embotam o raciocínio, turvam a visão e aconselham sempre mal demais.
Que bom o Marcos tê-lo como amigo. Sei como é bom ter uma mão apertando a nossa, um bom ouvinte para as horas de desabafo, alguém de bom senso que me faça repensar as coisas! Beijos.

Daniel Savio disse...

É algo complicado, pois se ele ama, tem de confiar, não é?

Mas se desconfia a tal ponto matar o amor, nem é melhor começar.

Fique com Deus, menino Carlos Medeiros.
Um abraço.

Anônimo disse...

Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?