sábado, 10 de abril de 2010

O Jardineiro Fiel

"O Jardineiro Fiel" foi aplaudido por crítica e público. Fui conferir. Não gostei. Primeiro, o título é enganoso. Parece se tratar de um filme leve, romântico. Não é nada disso. Dá muitas voltas. E a história é tensa, dramática, até mesmo, traumática. Pelo que senti, o público apreciou pela mensagem de combate a indústria farmacêutica que faz experimentos em cima das populações mais pobres, mais indefesas, mais abandonadas nesse mundo. Tudo bem. Concordo que deve haver denúncias contra qualquer tipo de abuso nesse mundo, principalmente em se tratando de vidas humanas. Mas o filme é simplesmente um filme. E como filme não gostei.

Se mesmo tendo uma mensagem, fosse produzido de modo um pouco mais emocionante, tudo bem.


No caso da mensagem, assistimos o filme hoje; amanhã vemos outro, e semana que vem outro, até aos poucos apagar a mensagem de nossa mente.

Mesma coisa é o teatro. Gosto de ver comédias. Drama, por melhor que seja, nem pensar. Teatro é muito caro, e sair de casa pra se divertir, pagar caro um ingresso,  pra simplesmente sofrer, ou pra refletir,  não dá.

Prefiro um livro, que lemos aos poucos por dias, e dá tempo pra pensar melhor.

3 comentários:

Nanda disse...

Também não sou muito fã de dramas; se mesmo em filmes leves, caio no choro; que dizer em dramas?rs - Melhor não arriscar! Um abraço!

Beth disse...

Quando assisti este filme, também tinha uma expectativa de algo mais leve, mais romântico, como você. Mesmo o meu filho me alertando que não era bem assim. Eu até gostei, independentemente da diferença do que eu esperava para o que eu vi. Mas concordo que ele dá voltas e a violência apresentada me cansou, me angustiou.
Eu também tenho evitado, ao máximo, transformar o lazer em algo tenso. Já não bastam as notícias tão reais que a gente não pode tapar olhos e ouvidos para não saber? Gosto mais de sair para ver comédias, para ver coisas bonitinhas, leves, alegres, românticas, musicais...
Uma coisa ou outra mais pesadinha, até vai... Até porque o maridão gosta de algumas coisas assim, aí eu faço companhia (mas se der, eu tiro da reta...rs)
Beijos, bom fim de semana!

Anônimo disse...

O filme "O Jardineiro Fiel" é do livro de mesmo título.