quarta-feira, 16 de abril de 2008

Desestressando...

Com a tecnologia de hoje tudo fazemos mais rápido. Lemos trocentos jornais, nos comunicamos com quem quiserrmos, estejam em qualquer lugar do planeta-via e-mail/comunicação instantânea tipo messenger, via orkut, e etc. Aconteceu algo de importante agora no Polo Norte, e no memso instante já tomamos conhecimento, inclusive com detalhes.

O primeiro computador em que comecei a trabalhar era um celeron 300mhz, super lento para os padrões de hoje, mas dava pro gasto. Depois de concluído um trabalho no word, e com o documento já impresso, pra fechá-lo aguardava mais ou menos um minuto pra que pudesse abrir outro arquivo. Até que descobri um macete, primeiro abria um arquivo novo, pra só em seguida fechar o anterior.

Não demorou muito, apareceu uma máquina bem mais rápida, um pentium 500mhz. Com a máquina salvando os arquivos mais rápido, instantaneamente, e no mesmo instante abrindo novos arquivos rapidamente, por incrível que pareça senti falta daquele lento. Tive de me adaptar ao novo aos poucos. Com a máquina antiga, enquanto demorava pra executar a tarefa atual - relaxava, pensava em outras coisas.

Hoje com as máquinas super rápidas, tudo é feito em muito menos tempo; em consequência executamos quinhentas tarefas ao mesmo tempo, já até me viciei um pouco nisso. Mas tem o seu lado negativo, vejo que gera ansiedade e stress.

Tempos idos era viciado em leitura de livros, mas com o advento do computador isso ficou um pouco de lado, já que tenho lido muito na internet, e de uma forma mais rápida. Ler no computador não é a mesma coisa que no papel.


No papel, livros, jornais, revistas; a leitura é mais lenta - mais relaxante, menos estressante. Lemos refletindo, analisando, pensando, o que é difícil no computador.

No trabalho, local estressante, já que querem tudo pra ontem; ao conferir um documento impresso aprendi a fazê-lo lentamente, contemplando o texto - as palavras, deixando os olhos fitar o papel sem pressa; fazendo assim uma espécie de meditação.


Agindo assim, estou conseguindo reduzir um pouco a ansiedade e o estresse da vida moderna.

Nenhum comentário: