domingo, 7 de agosto de 2016

A passagem da tocha numa cidade do interior


Coincidência ou não, após o Brasil sediar a copa do mundo, a coisa começou a degringolar por aqui. E o mesmo aconteceu com o Rio de Janeiro, que quebrou com a vinda da Olimpíada.

Então sou contra o Brasil sediar esses tipos de eventos, pela falta de competência do país,  pela imensurável corrupção, roubalheira sem fim, etc.

Mas Volta Redonda é uma cidade pequena, do interior do Rio, rotineira, bastante parada principalmente se comparada às capitais deste país.  O evento mais chamativo para a cidade é a copa do mundo, mesmo assim o que se nota são as pessoas correndo desesperadas para casa. Na hora do jogo, as ruas ficam num deserto total, fica até perigoso.

Mas com a passagem da tocha na cidade, dia 28 de julho de 2016, a situação foi diferente, acabou sem querer movimentando a cidade, pela multidão que  se estendeu pelo Bairro Retiro, entre outros, fato inédito por aqui. .

Quando saí do trabalho, um pouco antes das 18 horas, as calçadas estavam tomadas por pessoas que já estavam ali há bastante tempo, desde as 16 horas, conforme programado, mas alterado em cima da hora para as 17 horas, acabou chegando  às 18h25min.

Em um determinado momento, surgiu um rapaz correndo com uma tocha na mão. As câmeras  dos celulares entraram em ação num ritmo vertiginoso, custaram a perceber que o rapaz estava zoando com uma tocha falsa.

O que precedeu a tocha, foram dois caminhões guincho da Guarda Municipal, para rebocar veículos caso houvesse algum estacionado em local proibido naquele dia, mas nesse momento não havia nenhum veículo nessa situação. Os caminhões guincho logo foram seguidos por carros da polícia federal, pelos carros da polícia militar, pelo comboio conduzindo a tocha, por último o caminhão dos bombeiros. Ali deram uma parada, o pessoal tranquilamente fotografou tudo. A passagem da tocha naquele local deve ter durado uns dez minutos.

Onde a tocha passara já estavam retirando os cones proibindo estacionamento sob risco de reboque, no lado direito da rua sentido Centro.  De manhã muitos estacionaram assim mesmo, tendo os veículos rebocados.

Mas o que notei principalmente com a vinda da tocha, com a proibição de estacionamento de um lado das avenidas,  é que  o trânsito fluiu normalmente durante todo o dia. Ou seja, se fosse proibido o estacionamento sempre, o trânsito não ficaria congestionado como fica todos os dias. No dia seguinte mesmo, já se notou a diferença, trânsito lento o dia inteiro. O problema é que as pessoas, de um modo geral, pensam mais nelas em detrimento do interesse coletivo. Ninguém quer estacionar o carro numa determinada rua e andar cinco minutos até o local desejado, querem estacionar em frente ao local, sem ter de andar um minuto sequer.  E depois, muitos lotam as academias.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu nunca esqueço a belíssima vista da cidade de volta redonda. e das casinhas tudo iguais e todas lindas. aqui antes de jogos importantes ficam uma confusão as ruas. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Aqui em São Paulo, eu corri atrás da tocha olímpica. Hahahaha.. Foi uma subida, mas aguentei o pique. Publiquei fotos no facebook. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net