quinta-feira, 2 de junho de 2016

Catemerino 3

No ônibus entra um senhor que deve fazer uns dez anos que não toma banho,  todos os passageiros ficam apavorados com receio de tê-lo como acompanhante por alguns minutos. A premiada é uma jovem, de aparência limpa e cheirosa, que tem o desprazer de ter suas narinas fortemente violentadas pelo odor que invade parte do ônibus. Alguns se afastam.

Salto do ônibus, passo no banco, em seguida vou a pé até o Jardim Primavera, bairro nobre pouco notado pelos moradores de bairros vizinhos, por ficar na parte alta, a maioria não gosta de pegar morro a pé. Não ligo pra isso, aproveito a calma do lugar. 

Chego no bairro Niterói, também habitada por famílias abastadas, mas por ser caminho para o Centro, é comum trabalhadores passarem por aqui. Vou a pé para o Aterrado, que é um bairro situado num dos Centros comerciais de Volta Redonda, mas pego as ruas de dentro, com pouquíssimas lojas, assim fujo das tentações consumistas. 

Nas ruas de dentro há bastante bares, alguns vazios a  esta hora, mas há aqueles já com  bastante gente sentada nas calçadas tomando uma cerveja e observando a vida se movimentar. Não ligo pra bares, se gostasse esse trecho seria um prato cheio pra mim. Caso eu gostasse iria preferir os mais vazios, os mais tranquilos, como também Philiph Marlowe gosta. Eu penso um dia em que eu estiver de bobeira, entrar por curiosidade num e pelo prazer de variar, entrar num desses mais tranquilos, e passar algumas horas observando o movimento.  Mas por enquanto é apenas uma mera possibilidade.

Penso no que ela estaria fazendo agora. Nos finais  de tarde faço o possível para arrumar um tempinho  só para papear com ela um pouco. Por menor que seja o tempo que conversemos, sempre me ajuda a relaxar um pouco, a esquecer um pouco dias cansativos de trabalho, e a recuperar minhas energias.  

3 comentários:

Nanda disse...

Papear com amigos sempre faz um bem danado. :)

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Antigamente, aqui em São Paulo convivíamos com os mendigos. Hoje estamos já acostumados com os craqueiros... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Ane disse...

Oi Carlos!Gostei de teu texto,parece ter sido escrito em um dia comum,em um lugar também comum ou já conhecido, mas a graça da vida é justamente achar o belo em coisas comuns.Conversar com alguém que a gente gosta e que no ouve de verdade, também é perfeito.Um abraço!