domingo, 24 de janeiro de 2016

Piada infinita, música e cinema

Os humanos são seres ritualísticos por natureza, que seguem rituais surgidos desde a gênese da espécie humana. Enquanto cozinho seguindo rituais antiguíssimos,  vem a minha mente  espacato total  mencionado no Graça Infinita, em Portugal  Piada Infinita.    Espacato total achei que se tratasse de um prato italiano, mas  constatei no dicionário   que tinha a ver com exercícios físicos. O fato é que no livro essa palavra espacato  estava inclusa numa espécie de sub-capítulo cujo tema era o exercício físico, mesmo assim me confundi por conta do seu tom pronunciativo  espacato, que não sei por quê  me levou a ter a sensação de se tratar de tema ligado a culinária.  

O livro do David Foster Wallace me faz lembrar em alguns pequenos parágrafos, de coisas do meu passado que tinha até me esquecido. Quando jovem cheguei a experimentar cigarro em segredo  sem que ninguém de minha família soubesse. Não me viciei durou no máximo um ano. Mas lembro-me que o fato de fazê-lo escondido me causava grande prazer.

No dia seguinte, segunda-feira a noite, 23 de novembro de 2015 pego o Graça Infinita e prossigo da página 127:  "misturado aos odores comidícios".   Comidícios, o que vem a ser isso?  Paro, fico pensando até mais ou menos achar que entendi, como o odor vem da sala de jantar, comidício deve ter a ver com comida. Procuro na internet, que nada retorna, nem o todo poderoso Google.

Passou segunda, chegou quinta-feira, estou na página 180, e achando na verdade bastante chato o Graça infinita. Será que melhora? Embora não esteja apaixonado pelo livro, não tou conseguindo largá-lo, estou indo num ritmo lento, mas constante, e sempre seguindo em frente, sem passar para outro. Segundo o autor, na página 210, boa parte das pessoas viciadas em alguma substância costuma ser viciada em pensar, em estar sempre pensando.
Hum.
Não sou viciado em substância alguma, mas não consigo evitar de pensar, sempre gosto de estar pensando em algo, principalmente quando estou executando atividades manuais. Será isso um vício? Não sei, o que sei é que pensar cansa. Sempre que me lembro procuro não pensar em nada, ou me concentrar numa coisa única, tipo respiração. Me sinto melhor quando o faço, parece que minha cabeça descansa um pouco.
Mais ou menos no dia  de dezembro de 2015, dou uma parada nesse Graça, para dar a atenção a outros livros, e até hoje, 24 de janeiro de 2016 ainda não voltei a ele. Vai demorar. Sem pressa. 



Adele
Vez ou outra pipoca na internet manchetes sobre Adele, que não sei do que se trata, mais por culpa minha, que me alienei muito do mundo musical. Costumo entrar no twitter da Nanda onde sempre há dicas musicais, me ajudando a me atualizar sobre quem nunca ouvira antes. Esses dias ouvindo JB fm (link aqui), fiquei conhecendo a Adele, se é que podemos dizer que conhecemos uma artista baseada apenas numa canção, acho meio difícil. O timbre da voz dela, bastante alto, me desagradou bastante, de uns anos pra cá ando bastante sensível a esse tipo de voz, mas a causa do problema está em mim, não em quem canta.

Jorge Vercilo
Começa uma outra canção, pela voz penso se tratar de Djavan, mas na play list do momento, mostra Jorge Vercilo, sempre confundi essa voz com a de Djavan.

Foreign
Acabo conhecendo Foreign, que não me desagrada, mas sem agradar tanto a ponto de ir comprar um cd.

Jason Mraz
Foreign foi sequenciado por Jason Mraz, cuja voz me é familiar, mas sem que eu soubesse de quem se tratava ao ouvir por aí, I'm Yours, auditivamente bastante agradável.

Mariah Carey
Começa então Mariah Carey, a cantar I'll be There, que penso se tratar inicialmente de Michael Jackson, a julgar pela voz. Depois muda bastante, me fazendo perceber que é uma nova versão, e apenas consultando a play list daquele momento descubro de quem se trata.

Bem, esses artistas citados acima é coisa de domingo passado, hoje já sendo domingo novamente se passou uma semana, só que agora é domingo nascente, ou seja acabando de nascer, é meia-noite e doze minutos. Embora um vizinho distante uns cinquenta metros daqui esteja dando uma festa, a festa está tranquila principalmente em se comparando a outras festas antigas promovidas por ele. Apenas vozes se escuta, nada de música, pelo menos por enquanto. Das 22 horas até as 23 horas assisti o "Garotos Incríveis", que me surpreendeu, se saiu melhor do que eu pensava. Pensava ser um filme parado, de ritmo lento, mas bom, mas pelo contrário os personagens parecem meio malucos, fazem o que não é para fazer, nem parecem esquentar muito a moringa, e situações vão surgindo. Me surpreendeu. Trata-se de um filme do ano 2000, nunca ouvira falar dele, com certeza é um filme bastante subestimado. As 23 horas li as páginas iniciais do "Garota no trem", cujas páginas iniciais não estava gostando muito, até que ficou bastante interessante após a página 50, percebi em certo momento que estava misturando os personagens, pensava que era uma certa personagem, mas era outra, separada por capítulo, bem que estava estranhando alguma coisa, mas sem saber o quê. Mas vale a pena se distrair com esse livro, a trama é até bem montada causando algumas surpresas, se bem que alguns leitores nada consegue surpreendê-los. 


25/12/2015.  Não sei por quê, me veio a lembrança do criador das cenas difíceis para o MacGyver, quando esteve no Brasil para uma palestra. Ele sendo cientista, não sei se químico ou físico,  acho que químico, encontrou uma grande platéia esperando por ele, se surpreendeu achando que os brasileiros se interessavam muito por ciência, mas para sua grande surpresa, o que queriam mesmo, o que lhe perguntavam mesmo era sobre MacGyver, que ele não sabia que era bastante conhecido por aqui.


Cinema
Destaques 2015
(Os que eu vi)

O Atalho


 











GAROTOS INCRÍVEIS
Se saiu melhor do que eu pensava.


A MENINA DO GUARDA-VOLUME
Embora muito violento, macabro mesmo, acabei gostando, não me deixando desligar a tv enquanto não acabasse. Muito bom.

O ATALHO
Um faroeste dos bons, diferente, até mesmo meio sinistro. Acho que vale a pena conferir. Meio assustador para quem teme a solidão.


CONTOS GÓTICOS DE CRIMES
Um policial parece esconder seu passado violento, e se considerar hoje um novo homem, batizado na fé cristã. Mas o seu verdadeiro eu pode voltar a se manifestar a qualquer momento, podendo chegar a uma grande acesso fúria incontrolável.

A MÃE DE GEORGE
Andrew Dosunmu


MOSCOU, BÉLGICA


AZUL É A COR MAIS QUENTE
O fio de cabelo de Adéle insiste em se mostrar a frente do rosto, com certeza pensado para incomodar, ou chamar a nossa atenção. Uma simples tesoura resolveria o problema. Com diálogos bem escritos, consegui acompanhar a história sem grandes dificuldades ou enfado.


ERA UMA VEZ EM NOVA YORK


GAROTAS SELVAGENS
Quinze de Setembro de 2015, terça-feira, 05h30min da madrugada me levantei para exercitar um pouco, deixei a tv ligada, passando Garotas Selvagens, cujo título me desagrada bastante, mas Bill Murray fazendo parte do elenco me animou a pelo menos tentar acompanhar alguma coisa. Para minha satisfação, o filme é legendado, assim deixei o volume no zero, prefiro o silêncio a esta hora e acompanhei os primeiros 50 minutos do filme. Ainda bem que o fiz me exercitando, porque o tema de um homem provavelmente inocente ser acusado de estupro por duas garotas costumam me fazer desligar a tv.
E ainda por cima me sentia mal por uma dor de dente persistente, que com certeza seria caso de canal, que talvez seria resolvido nesta terça-feira mesmo às 13h30min.
Dezesseis de setembro de 2015, quarta-feira, 22 horas, vejo mais um pouco do filme, desta vez calmamente sentado, e me sentindo melhor, já sem a dor de dente. Na verdade estava me sentindo no paraíso.


MANUSCRITOS NÃO QUEIMAM
O filme consegue mostrar a que ponto consegue chegar as maldades, os sofrimentos que os humanos são capazes de infrigir aos seus semelhantes.



 *_*LISTA:

    1. Garotos incríveis, de Curtis Hanson
    2. A menina do Guarda-volume, de Jun-hee Han
    3. O atalho, de Keylly Reichardt
    4. A mãe de George - Andrew Dosunmu
    5. Contos góticos de crimes, de Ed Gass-Donnelly
    6. Era uma vez em Nova York, de James Gray
    7. Moscou, Bélgica, de Christophe Van Rompaey
    8. Azul é a cor mais quente, de Abdellatif Kechiche
    9. Garotas Selvagens, de John McNaughton
    10. O vigia, de Scott Frank
    11. O suspeito da Rua Arlington, de Mark Pellington
    12. Nebraska, de Alexander Payne
    13. Manuscritos não queimam, de Mohammad Rasoulof
    14. A outra, de Justin Chadwick
    15. O Verão dos peixes voadores, de Marcela Said
    16. A bela da tarde, Luis Buñuel
    17. Soldado Jane, de Daniel Hoesl

      4 comentários:

      Pedrita disse...

      amei o filme azul. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2015/06/azul-e-cor-mais-forte.html
      um lindo filme sobre a solidão.
      beijos, pedrita

      FABIOTV disse...

      Olá, tudo bem? Desta lista, só assisti "Nebraska", de Alexander Payne.... Assisti no Espaço Itaú - Augusta. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

      Nanda disse...

      Eu sou mais cinema pipoca; sobre música, sempre bom compartilhar o que se gosta e saber que as pessoas também podem se interessar. :-)

      Ane disse...

      Oi Carlos!Gosto de ler o que as pessoas estão lendo,vendo e escutando...Mas da sua lista,não vi nenhum filme.Quanto ao universo musical,gosto de Adele e Jason Mraz,embora sejam completamente diferentes.No começo achei a voz de Adele estranha,mas passei a gostar cada vez mais e hoje é uma das minhas cantoras preferidas.Um abraço!