sábado, 19 de dezembro de 2015

Livros lidos 2015


O Cães de Roma é a minha estréia no universo do Comissário Alec Blume, personagem de histórias policiais ocorridas em Roma, um bom divertimento.  A garota no trem me causou estranheza nas suas primeiras páginas, por ser de um estilo diferente dos livros lidos até este momento, mas se mostrou bastante interessante após a página 50.  Também é um bom divertimento.          Mais ou menos na mesma linha, concluo o A Estrela do diabo, muito bom, excelente frasista esse Jo Nesbo, com historinhas interessantes, caindo um pouco, apenas nas últimas páginas por seguir um final típico de filmes policiais americanos.
Quartos fechados  é um outro bom livro de entretenimento, do tipo que se lê fácil e rápido, como o caso do Garota no trem. O diferencial desse é que é escrito por uma crítica literária, que não é uma escritora frustrada já que consegue escrever boas histórias.
Para sempre Alice    busca mexer com o nosso lado emocional, sendo também de fácil leitura. Sem ter nada a ver, certas situações me lembra um pouco o Quincas Borba de Machado de Assis, que penso numa futura releitura.

A ditadura escancarada/ilusões armadas 
 também é de fácil leitura, embora de tom mais pesado por mostrar uma época feia do nosso passado, e que alguns desejam a volta desse passado, sem saber  do que estão falando.
 Uma leitura um pouco pesada, por causa do tema pesado, que é as consequências da revolução russa, mostrando o lado mais animalesco do ser humano é o Homem que amava os cachorros.
 Pegando bem mais leve, temos o 1889, fácil de ler sem ser desinteressante.

Uma leitura tranquila, muitos não gostam desse tipo, é o Judas
onde em um certo momento um personagem afirma que os judeus não aceitaram Jesus como o Messias porque...........



  1. Cães de Roma - Conor Fitzgerald
  2. A estrela do diabo - Jo Nesbo 
  3. A garota no trem - Paula Hawkins
  4. A ditadura escancarada/Ilusões armadas - Elio Gaspari
  5. 1889 - Laurentino Gomes
  6. O Homem que amava os cachorros - Leonardo Padura
  7. Judas  - Amós Oz  
  8. Quartos fechados - Care Santos
  9. A verdade sobre o caso Harry Quebert -  Joel Dicker
  10. Sniper americano - Khris Kyle 
  11. A bibliotecária de Auschwitz -  Antonio G. Iturbe
  12. Para sempre Alice - Lisa Genova
  13. Meia-noite em Bhopal - Dominique Lapierre e Javier Moro
  14. Retrato do artista quando jovem - James Joyce
  15. Cartas entre amigos - Fábio de Melo e Gabriel Chalita 
  16. Um escravo chamado Cervantes - Fernando Arrabal
  17. O livro de Henrique - Hilary Mantel
  18. Contos franceses eternos - Maria do Carmo Sepúlveda Campos
  19. Os náufragos - Ellin Hilderbrand

3 comentários:

Pedrita disse...

do laurentino e do elio gaspari só li o primeiro. gostei muito dos dois. 1808 e a ditadura envergonhada. o segundo da ditadura, o que leu, está aqui a ler. gostei do livro do james joyce, li em 2005. beijos, pedrita

Nanda disse...

Carlos, os 'cartõeslendários' devem chegar até amanhã, imagino. Estou empacada em Revival, de Stephen King - mas por falta de tempo mesmo. Estava amando a história. Mas ler a noite e ficar com medo, está complicando minha vida...rs

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Gosto de ler livros não ficcionais. Portanto, fiquei interessado em "1889 - Laurentino Gomes". Abs e Feliz 2016! Fabio www.tvfabio.zip.net