sábado, 28 de junho de 2014

Pastor Moisés (7) - Vinho, futebol e promessa



Hoje é  dia de Brasil e Chile se confrontarem na copa do mundo.
O ser humano é ritualístico por natureza. E como dizem que vinho tinto faz bem para a saúde do coração, resolvi experimentar uma taça, hoje.

Deve fazer uns quatro anos que duas garrafas de vinho tinto me aguardam, lacradas, num armário, local nada próprio considerando a opinião dos especialistas. Mas como não sou especialista em bebidas, muito menos em vinho, guardei ali mesmo, creio que não perceberei diferença no gosto da bebida. E também o objetivo maior de degustar uma bebida vinda da uva, e  até mesmo trabalhada por Jesus, é o de tentar observar se realmente pode alterar para melhor, os valores do colesterol.

Mas, repetindo, o ser humano é por natureza um ser ritualístico. Sem o ritual, parece que muitas coisas na vida perdem a graça, assim como muita gente gosta de abrir o saco de pipoca logo que o filme no cinema  inicia, tratando-se na verdade de  um ritual.



Na garrafa consta tratar-se de uma safra de 2007, de uma vinícola localizada em  Flores da Cunha,   e logo peguei mais informações via g o o g l e, onde consta que o Rizzoto está entre os melhores numa lista de 2012, mesmo que por último, e nem sei se o dessa safra é considerado de boa qualidade.



Segundo os especialistas, os enólogos, o vinho brasileiro costuma ter um sabor verde, com taninos mais pesados, que chegam a incomodar um pouco.  Após uma hora de enrolação, de uma espécie de ação ritualística, chegou o momento de finalmente degustar uma taça de vinho, prestando bastante atenção no detalhe do sabor verde. O problema é que nesse meio tempo, senti fome e estraguei a pureza do paladar tomando um café com bolo. Mas tudo bem. Vamos lá.

Não consegui perceber o sabor verde, não achei nem bom nem ruim, talvez por ser do tipo M e r l o t - normalmente com menos tanino. Não consegui degustar uma taça inteira, próxima vez tomarei no máximo  meia taça, ou um pouquinho menos,  e olhe lá.

Para efeito de comparação, terei de provar futuramente  um i n d i c a d o por bebedores sofisticadíssimos, que mencionam a ausência de sabor verde no tal vinho.

Agora, já com o coração mais leve,  que pelo jeito é realmente bom para o coração, assistirei o Brasil contra o Chile, meio dormindo-meio acordado, mas lamentando não ter comigo o AS3 Cabernet Sauvignon Varietal 2012 chileno, que seria bastante apropriado para acompanhar o jogo. Passados uns 16 minutos do início do jogo,  gritos ecoam mais ou menos por perto, pelo jeito é gol, mas na minha TV o gol do Brasil leva uns 20 segundos para aparecer.

*_*MAIS.......

Melhores vinhos para a saúde, segundo um determinado médico. Link.

Cabernet  Sauvignon do Chile, rico em antioxidantes, por ser produzido em grande altitude.

Outros benéficos:  Pinot Noir e Shiraz.
Vinhos baratos,  jovens  e com tampa de rosca, tendem a ser melhores para o coração.

Flavanoides, Resveratrol ou polifenóis encontrados na casca da uva vermelha são os responsáveis pelos benefícios ao coração, aumentando o bom colesterol, dilatando a veia, reduzindo em 20% o risco de derrames.

Mas, e o infarto, que é tão preocupante hoje em dia?

Ressalva: vinho deve ser tomado em quantidades super moderadas desde que não haja problemas homeopáticos. Ideal conversar com médico.


FUTEBOL COPA 2014


 

Chile perdendo, bom para a    a t r i z pornô chilena, que poderá descansar,  não será obrigada a cumprir promessa, talvez até tenha feito outra promessa, secreta, para o Chile perder.



E deu no que deu.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu gosto de rituais. beijos, pedrita

Nanda disse...

Não entendo nada de vinhos...rs - E não vi o jogo sábado, estava com meu velho xbox, numa partida de Soulcalibur 5 - enquanto mainha torcia feito louca! Carlos, te mandei via DM (twitter),o código de rastreamento da sua caixa, tá? Assim, quando quiser conferir o andamento da encomenda, fica mais simples. E assim que tiver novidades, aviso. Boa semana.

Nanda disse...

Voltei! Mandei por email o código e também expliquei o que é DM. :)