sábado, 21 de dezembro de 2013

Livros lidos em 2013





Os melhores seguem do primeiro para o último, segundo minha opinião, bastante subjetiva por sinal.
Foi meu primeiro do tão falado, mas nada entediante  Neil Gaiman. Uma diversão bem escrita e
surpreendente. Claro que não é perfeito do início ao fim.

Li Neve sem perceber se tava gostando ou  não, mas como a leitura fluía facilmente, e como relativamente li rápido, considerei que gostei mas sem me dar conta. Mas o autor parece não saber como terminá-lo, tive a impressão de que já havia acabado umas cem páginas antes e a história foi sendo esticada.
Bolano li duas vezes, entendendo melhor a estrutura do livro.
Teju Cole, bastante cotidiano, que por ser um livro de leitura leve, e não ser volumoso, gosto de reler em minhas viagens.
Bonsai e O vendedor de passados, finos, de leitura rápida, mas que parecem merecer releituras para uma melhor avaliação.
O Evangelho segundo Jesus Cristo, muito bom até o meio, para o final parece que algo se perdeu. Acho que se terminasse no meio, seria um livro melhor.
Valéria Montaldi,  boa ficção medieval, mas recheado de fatos históricos, que se lidos de forma corrida, sem prestarmos a devida  atenção, muitos fatos podem ser confundidos com ficção.
Me interessei pelo Geraldine Brooks-Memórias de um livro, pelo "autora de prêmio Pulitzer de Ficção".  Depois descobri que o prêmio fora atribuido a outra obra.
Uma queda para o alto, mostra um pouco da personalidade e ego de Diogo Mainard.
A guerra dos tronos, fantasia pura, li porque me emprestaram, mas não conseguiu me impressionar, embora num esforço, certos capítulos li com mais vagar, se tornando mais agradável. Segundo pesquisa recente, ler livros de ficão (fantasia) é bom para o cérebro.


01
-Neil Gaiman


O oceano no fim do caminho

02-Roberto Bolano
     2666

03-Valéria Montaldi
      O Senhor do falcão

04-Orhan Pamuk
      Neve

05-Teju Cole
      Cidade Aberta


06-Alejandro Zambra
      Bonsai

07-José Eduardo Agualusa
     O Vendedor de Passados

08-José Saramago  
      O Evangelho segundo Jesus Cristo

09- Thomas L. Friedman
      O mundo é plano
    

10-Diogo Mainard

     Uma queda para o alto




*_*

11-Lya Luft
      Múltipla Escolha

13-Geraldine Brooks
     As memórias do livro

14-George R. R. Martin
     A guerra dos Tronos, de George R. R. Martin
     vol. 1, 2 e 3


......................Outras listas:

Quinas e Cantos-Livros lidos 2013

Gabriela Ventura
link

Melhores 2013
Super Interessante

link

6 comentários:

Pedrita disse...

eu amo neve do pamuk. o evangelho é o q menos gosto do saramago. quero muito ler esse livro do agualusa, só li um dele até agora. beijos, pedrita

Magui disse...

Livros desses jornalistas da Veja eu não leio nem dado. Sequer suporto a revista. Gente tão óbvia que me dá enfasto.Este livro do Saramago considero uma afronta proposital de ateu, o que era o autor e fazia questão de clamar.Após lido, rasguei e joguei na lata do lixo porque achei que ninguém mais deveria ler.Leitura é sempre bom nem que for para ter o que conversar e formar opinião.
Feliz Natal!

Nanda disse...

Li menos do que gostaria; vamos ver se melhoro em 2014. Adoro o Mainardi; mas vejo mais no programa (Manhattan Connection). Beijos e Feliz Natal!

Elas Leram disse...

Eu ainda não li O oceano no fim do caminho, mas fiquei com muita vontade desde que fizemos a parceria com a Editora que trouxe o livro pro Brasil. Na época fizemos vários posts sobre o Gailman, e eu fiquei curiosa a respeito dele. Antes não me ligava muito. Está ainda na minha lista de leitura, e vou lê-lo com certeza!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Aproveito a oportunidade para desejar Feliz 2014! Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

Michele Pupo disse...

Livros: quanto mais, melhor. Faltaram os de minha autoria na sua lista: Meus Devaneios e Vastas emoções, vagas promessas. rs

Abraço