segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A força da TV

Em 11 de Setembro, acho que em 2001, estava resolvendo um problema no Centro, quando, dentro de uma livraria, vi na tv a notícia dos ataques terroristas aos Estados Unidos. Dei a notícia no local de trabalho. Ninguém se interessou. Mas no dia seguinte, a bomba estourou, não se falava de outra coisa. Haviam assistido na noite anterior o noticiário transmitido em rede nacional.

Quando o exército invadiu a CSN, aqui em Volta Redonda, culminando na morte de 03 operários, eu estava lá perto, embora não soubesse de todos os detalhes. Conto a história aqui. Greve na CSN termina em morte. Chego em casa e conto a história. Nem os vizinhos deram muita importância. Até que na noite seguinte a notícia saiu com grande estardalhaço no Jornal Nacional. Aí sim, deram total importância.

Minha tia se amigara com um bandido, pensando que se tratava de homem bom e honesto. Se deu mal. Ele tacou fogo nela, que acabou morrendo uns dias depois. No velório parentes e alguns vizinhos. Nem o bairro, nem a cidade deram a importância que o caso requer. Logo caiu em esquecimento. O cara foi preso porque o filho dela o localizou andando tranquilamente na rua e chamou a polícia.

Houve uma revolta nacional no caso da Eloá, mas não apenas por nos preocuparmos com ela, já que fatos semelhantes a esse são mais comuns do que pensamos. Acontece muito no nosso quintal, mas como não é transmitido em rede nacional, não lhe damos a devida importância.

Nenhum comentário: