quarta-feira, 25 de março de 2009

Exercício para o cérebro

Quando o celular surgiu, achei bobagem, besteira carregar um telefone pra cá e pra lá. Alegava pra mim mesmo que onde estivesse me achariam, principalmente o pessoal do trabalho.

Depois vi que foi besteira total minha pensar dessa maneira . Assim que adquiri o primeiro imediatamente percebi as vantagens.

Aprendemos a lidar com uma nova tecnologia. Isso é um bom exercício para o cérebro. Tecnologicamente ficamos mais espertos, fica mais fácil acompanhar as novas tecnologias das quais não podemos fugir, como o caso dos caixas eletrônicos de banco.

Me lembro do primeiro celular que peguei. Era um tijolão pertencente ao meu cunhado. Não sabia nem como fazer uma ligação, era um analfabeto em celular. Aprendi mesmo só depois que comprei um. Sendo nosso mexemos a vontade. Sem medo de errar.

Uma coisa que me causava estranheza era o fato de algumas pessoas possuir dois aparelhos ao mesmo tempo. Ficava pensando no trabalho que dava pra administrar os dois. Achava isso uma bobagem.

Agora adquiri um Nokia N73, um smartphone que tem bem mais recursos que o outro Nokia 3120. O 3120 embora muito simples eu o aproveitava bem, principalmente usando anotações/lembretes nos celulares, como falei aqui..

Embora o N73 tem bastante recursos, não é aquela Brastemp em termos de funções semelhantes ao computador. Primeiro que para ler um arquivo do tipo PDF, ou do tipo DOC é uma agonia. Tarefa impossível pra mim, já que o texto fica muito pequeno.

Gostei dos outros recursos, como uma câmera de 3.2 megapixels. Um aparelho com mais recursos é por sua vez mais complexo. Coisas que fazia no aparelho anterior (que ainda tenho usando chip de outra operadora) de um modo, com ele faço de outra maneira. Difícil de entender no começo, mas depois que se assimila o novo modo de fazer, percebe-se que fica até mais fácil. Com isso mais uma vez o cérebro é exercitado aprendendo novas coisas. Foi trabalhoso passar todas as anotações do calendário do outro para o novo, mas é uma maneira de se aprender a lidar com o novo equipamento. É claro que se tem de gostar de mexer com essas coisas. Pra quem gosta de celular apenas pra fazer ligações, então quanto mais simples o aparelho, melhor.

Isso que comentei aqui se aplica ao computador. Quando usamos um novo sistema operacional, ou novos programas, estamos exercitando a mente enquanto aprendemos algo novo.

Nenhum comentário: