sábado, 13 de setembro de 2008

Pau no computador

Essa semana praticamente não acessei internet. Na segunda-feira, no trabalho, a maior parte dos arquivos da pasta de sistemas do Windows foi deletada via rede. Não sei se alguém deletou por engano, ou se foi ação de vírus. Por coincidência, eu tinha liberado um programa "Easy Cleanner" para ser acessado via rede para um colega em escritório um pouco longe dali. Foi na hora que ele estava mexendo que tudo aconteceu. Cobrei dele, claro, ele desmentiu. Porém, boa parte da culpa foi minha. Fui muito descuidado.

Os meus arquivos particulares eu os escondi numa pasta denominada "particular" dentro da pasta do Windows. Assim ninguém os encontraria, nem imaginariam estar ali já que ninguém os coloca lá. Compartilhei esta pasta, via senha, com permissão para alteração de arquivos, já que vez ou outra preciso de acessá-los via rede. Esse foi o meu erro.

Se algum dia, eu proceder novamente desta maneira, precisar de ocultar arquivos particulares no computador do trabalho, deixarei a pasta dentro da pasta do Windows compartilhada com a permissão de somente leitura. Assim não tem como os arquivos serem deletados. E crio uma outra pasta pra ser compartilhada com permissão para alteração, usando-a apenas para salvar nela provisioriamente arquivos e programas de outros computadores da rede que venha a precisar.

De qualquer maneira, a máquina foi formatada, e instalada o Windows XP, que é bem mais seguro que o windows 98, donde aconteceu o problema.

Por sorte não perdi os meus trabalhos, havia feito um backup da maioria. Faltava apenas atualizar. Mesmo assim, consegui quase todos, menos os que estavam na pasta do Windows, já que esses foram deletados sem chance de retorno.

Quando percebi que havia algo errado, a tela havia ficado branca, o menu iniciar havia sumido, desconfiei dos arquivos de sistema. Fui lá e vi que estavam deletados. Enquanto a máquina não é reiniciada, o windows explorer continua funcionando, assim pude transportar todos os arquivos do trabalho desta máquina pra outra ali na rede. Caso a máquina travasse, aí já era. Ao ser reiniciada, nada abriria.

Nenhum comentário: