sábado, 6 de setembro de 2008

As luzes um verão

Estou assistindo um filme - "As Luzes de um  Verão" - como se fosse novela. Aos pedaços. Devo ter assistido uns trinta minutos. A produção é francesa, o diretor e os atores são chineses ou vietnamitas, ainda estou em dúvida, já que são indiferenciáveis. O filme tem um ritmo bem lento, no estilo costumeiro de algumas produções asiáticas. Vez ou outra gosto de ver filme assim, em contraponto às produções americanas, que costumam ter um ritmo intenso, incessante e estressante.

Dependendo do filme, além de assistir aos pedaços, após cada trinta minutos de exibição gosto de voltar ao início e assistir tudo de novo. Assim fixo e identifico melhor os personagens. Desse modo demoro bem mais pra terminar de assistir, costuma levar alguns dias.

No filme, há um almoço em família comemorando o aniversário da mãe, já falecida. Se chama almoço de memorial. Pra aquelas bandas lá eles tem o costume de uma espécie de veneração aos antepassados. Isso me fez lembrar de uma experiência minha numa espécie de culto japonês, o "Perfecty Liberty", Contada aqui tempos atrás

---Mais informações sobre o filme, aqui

Nenhum comentário: