sábado, 7 de junho de 2008

Leituras

Ler determinados textos exige grande concentração mental. Uma maneira de lermos bastante, evitando o desgaste é a medida que o vamos fazendo vamos anotando os pontos principais. Interrompeu a leitura, guardamos o caderno, esquecemos o assunto. Assim a nossa mente não sobrecarrega, o lado consciente se desliga do assunto lido/analisado, dando espaço para a mente se recuperar. O caderno ao ser consultado, os pontos interessantes voltam a nossa mente de modo que possamos assimilar aos poucos o texto lido.

Aos poucos vou retornando ao hábito de ler em papel (livros, revistas, jornais). Mesmo quando na internet nos fins de semana, faço pausas alternando tipo de leitura, da eletrônica para o papel. Pego um livro, uma revista, um jornal para ler. Isso várias vezes ao dia. Com o tempo acabo lendo grande quantidade da escrita impressa.

Há pessoas que quando lêem, se concentram totalmente na leitura que nenhum barulho externo as perturbam. Eu tenho pouquíssima concentração, qualquer barulhinho, ou uma pessoa conversando me tira a concentração, não consigo entender o que estou lendo. Farei exercícios, físicos e mentais que possam me ajudar a melhorar a concentração.

Uma maneira de aumentar a concentração é fazer as coisas bem devagar, até mesmo ler devagar. Fazer as coisas rápido gera ansiedade, reduz a concentração.

Nenhum comentário: