terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Triglicerídeo

Levei exame de sangue no Gastroenterologista, onde constatei que devo reduzir um pouco o colesterol (LDL), fazendo caminhadas e evitando queijo muzzarela, frituras e alimentos que contenham gordura "trans", bastante comum em biscoitos.
Pra reduzir a taxa de glicerídeo, tenho de diminuir o consumo de massas (pães e biscoitos). Trata-se de uma tarefa difícil.
A vida é complicada mesmo, o colesterol ruim fica alto, e o bom fica baixo. Tudo ao contrário. Para aumentar o bom colesterol (HDL), consumir azeite. Será que consumir azeitonas dá no mesmo?
Auxiliadora, uma colega de trabalho, bem gordinha, conseguiu normalizar a taxa de colesterol e de triglicerídeos seguindo a dieta prescrita por um endrocrinologista. Após ver o resultado da Auxiliadora, me animei a seguir com mais força o indicado pela médica.
*_*Temas relacionados em outros sites:
Extraído do site Yahoo Respostas.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta.
"Para baixar o colesterol é preciso basicamente:

-Diminuir o consumo de gordura saturada e trans; - Aumentar o consumo de fibras solúveis;
-Aumentar o consumo de ácidos graxos polinsaturados;

Para diminuir o consumo de gorduras saturadas, deve-se dar preferência às carnes brancas, retirar a gordura visível e a pele das aves quando possível, evitar frituras, evitar consumir queijos amarelos, manteiga, leite integral, dar preferência aos cremes vegetais com fibras (teoricamente capazes de baixar o colesterol),

Para aumentar o consumo de fibras solúveis - pectinas, gomas e mucilagens - deve-se consumir mais frutas com casca (maçã, pêra, entre outras), leguminosas (soja, grão-de-bico, lentilha, feijão).

Para aumentar o consumo de ácidos graxos polinsaturados - ômegas - deve-se consumir mais peixes como salmão, robalo, bacalhau, etc, mais óleos vegetais, especialmente de oliva e de canola.

Todas essas práticas são comprovadamente eficazes para o auxílio na redução do colesterol, mas além de tudo isso, deve-se manter uma boa ingestão de verduras, legumes e cereais no geral, aliado à uma boa ingestão hídrica, atividade física, restrição de bebidas alcoólicas e acompanhamento periódico com especialistas através de exames e, se preciso, utilização de medicamentos.

Uma vez tendo sido instalada a hipercolesterolemia, faz-se necessária a realização de uma reeducação alimentar, não deve-se confiar tudo à remédios caseiros “”milagrosos”", pois é o conjunto de práticas e hábitos saudáveis que surtirá efeito, não apenas no presente, como também por toda a vida. 1 ano atrás Fonte(s): Conhecimentos adquiridos na minha faculdade.

Nenhum comentário: