quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Tempestades: Medidas de segurança

Primeira coisa que faço quando escuto barulho de trovão, mesmo estando a km de distância, é desconectar todos os eletrônicos da tomada. Aqui em casa já perdemos televisão e geladeira. Sou medroso quando se trata de relâmpagos. Quando chego do trabalho sob relâmpagos, desisto de tomar banho. Uma vez perguntei ao dentista o que fazia no consultório em caso de relâmpagos. Nada, ele respondeu. Continuo trabalhando. Por causa disso, também devido ao forte calor, nessa época do ano marco minhas consultas apenas pela manhã, é muito mais seguro. Já pensou os raios comendo solto lá fora, e o dentista com aquele motorzinho em cima de você. Confio não. Segue trechos extraídos de site da Defesa Civil/RJ.   

- - - - - Vítimas de Raios- - - - -

- - -"No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão.Num destes casos (janeiro de 1994) dez pessoas foram feridas por um raio enquanto se abrigavam sob duas barracas de praia em Ipanema. Todas sofreram queimaduras de primeiro grau e foram jogadas para longe; uma barraca foi despedaçada e sua dona ficou com as roupas rasgadas. As vítimas tiveram que ser carregadas para o Hospital Miguel Couto, onde se recuperaram e foram liberadas. O que aconteceu, provavelmente, foi que os mastros das barracas agiram como pára-raios e não havendo aterramento, a explosão de energia espalhou-se ao redor, atingindo as vítimas.

- - -"O guarda florestal norte-americano Roy Sullivan foi atingido sete vezes durante sua vida. Sofreu pequenas queimaduras, contusões, tombos e roupas rasgadas. Hoje, aposentado, Roy mora numa casa reboque com um pára-raios em cada quina".- - - - -Medidas de segurança: "Dentro de casa: afaste-se de objetos metálicos, janelas, portas abertas; não fale ao telefone, não tome banho, desligue aparelhos elétricos das tomadas";

- - - "-Em muitas ocasiões, durante uma tempestade, uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, porque a pele começa a formigar e os pelos do corpo se eriçam. Se isto acontecer, não deite no chão, apenas se agache, assumindo a posição de segurança (vide ilustração no site citado acima) ".

Um comentário:

Nanda disse...

Eu desligo apenas o micro - só começo a desligar o resto se a corrente elétrica começa a falhar.