quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Influência do cinema e TV

Texto extraído do Blog da Magui.

"Influência

Enquanto havia o debate entre os dois candidatos a presidente e nos momentos chatérrimos eu passava nos outros canais e só havia filme de violência explícita.Não foi coincidência.Os produtores sabem que o pessoal gosta de filmes de tiros e socos com os Bruce Willis da vida.

Eu já não agüento assistir estes filmes porque os bandidos não separam a realidade da fantasia e passam a imitar os filmes. A inteligência humana , no momento de formar o cognitivo, não consegue diferenciar o que é filme e querem imitar os seus heróis e a criminalidade campeia.

Isso pode acontecer em qualquer classe social e eu acho que isso está acontecendo com muita frequência.Até o consumo de drogas é, de qualquer forma, imitação desses heróis às avessas dos filmes americanos.

Uma ocasião,na grande Vitória /ES, apareceu um surto terrível de estupros e, todos, na mesma região.Quase todos os dias os jornais listavam esses crimes com detalhes escabrosos.
Por estar metida em política e liderar um grupo feminista onde haviam várias jornalistas participando, tínhamos um grande conhecimento nos jornais.Na verdade dávamos notícias para encher as páginas e , por isso, fizemos amizades lá dentro.

Então , em uma reunião, decidimos ir ao jornal principal cuja dona era nossa associada e o jornalista que fazia as matérias também era meu amigo da rádio onde eu participava de vez em quando, pedir uma pausa nos noticiários, partindo do princípio de que o (s) esturpador (es)podia estar cometendo os crimes para sair no jornal. Conseguimos convencer da nossa tese e combinamos que durante uma semana nada seria noticiado.
Assim foi feito. De 23 estupros em um mês caiu para zero,logo após cessarem as notícias.

Por essa experiência, eu acho que a televisão, jornais e filmes em geral podem estar contribuindo muito mais do que pensamos para a violência e a criminalidade aumentarem em seu índices.Isso só para ficar em uma ponta da teoria principal."



*_*Concordo com a Magui, quando a tv noticiou um arrastão, logo em seguida houve uma onda deles. O mesmo parece ocorrer com os sequestros relâmpagos, que parecem sofrer certa influência dos noticiários.


Nenhum comentário: